Os Rioters Xelnath e Meddler apareceram nos fóruns para comentar sobre como anda o rework do kit doShaco.
Xelnath: "Reworks podem levar até um ano para ficarem prontos, muitas vezes devido a serem repetidamente recomeçados do zero. Eu não ficaria esperando reworks à curto prazo.”
E então ele editou o próprio comentário para:
“Reworks demoram um bom tempo. O Xerath teve 18 kits descartados antes que ele fosse colocado para testes no PBE. O Shaco está passando por um processo similar, enquanto procuramos os melhores implementos em seu kit. Vejam o post do Meddler para mais detalhes – Eu sei que é chato ler isso, mas o Shaco está com prioridade menor do que Sion, Skarner, Xerath e alguns outros campeões."
"A dificuldade de um Rework depende muito do que está sendo mudado e o porquê. Eles podem ser divididos em algumas categorias:
1. Reworks que acompanham o VU de um campeão. A Sivir é um bom exemplo disso. A equipe de arte tinha planos para dar uma melhorada em sua aparência e nós aproveitamos a oportunidade para alterar um pouco seu kit e gameplay. VU’s são ótimas oportunidades para fazer alterações viáveis, mas não urgentes, ao gameplay de campeões, visto que sua animação/partículas/sons estão sendo refeitos, mudar suas habilidades é algo que fica fácil de encaixar no pacote.
Nesses casos, o tempo para seu lançamento depende, normalmente, de o VU ficar pronto.
Nesses casos, o tempo para seu lançamento depende, normalmente, de o VU ficar pronto.
2.Reworks que são feitos pois um personagem está com problemas em seu gameplay e isso está trazendo problemas significantivos ao jogo. Esta é a categoria na qual Kassadin e Rengar estão. Esta é a categoria que apresenta maior urgência, e na qual colocamos maior foco e esforço em tentar encontrar soluções, visto que a alternativa de nerfar um campeão exageradamente não vai consertar o problema (algo que nós realmente tentamos evitar fazer aonde for possível).
Esses reworks dependem de quanto tempo levaremos até identificarmos o problema e encontrarmos uma solução apropriada para ele.
3. Reworks em campeões que não são um grande problema, mas tem potencial de que, com alguns ajustes que não sejam apenas de números, se tornem mais viáveis, efetivos e se adequem melhor ao seu tema. etc. Esta é a categoria do Shaco. Ele não está criando grandes problemas, mas ele tem que penar muito para voltar ao jogo se não tiver um bom começo, e pode ser foco de experiências frustrantemente acima da média, quando você joga contra um.
O tempo desses Reworks pode variar, visto que dependem de como uma idéia inicial vai funcionar, quais outras responsabilidades a pessoa trabalhando nele também tem e se outros trabalhos urgentes aparecerem de ultima hora (ex: reworks das 2 categorias acima).
4. Reworks em campeões que não particularmente precisam de um update, e podem até já estar bons, mas que alguém acredita que poderia estar melhor. Estes reworks são projetos ocasionais, as vezes feitos no tempo livre de alguém, porque tiveram algumas idéias legais e querem testa-las/vê-las em como poderiam melhorar aquele campeão. As mudanças na Miss Fortune que o Ricklessabandon está fazendo é um bom exemplo deste tipo. A MF não está um problema, é divertida de jogar e com um bom design. O que não significa que não haja boas oportunidades para dar melhoradas sutis em alguma coisa ou melhorar seu gameplay.
O tempo nesses casos é extremamente variável e esses são os reworks que são mais comuns de serem colocados em segundo plano (geralmente porque uma idéia, quando investigada e testada não funcionou, ou por que algo funcionou bem mas seria melhor para um outro tipo de rework, um novo campeão ou item).
Mas vamos falar sobre o Shaco:
1. Ainda estamos trabalhando no Shaco. No entanto, outros reworks foram considerados de maior prioridade (Xerath/Skarner que estão quase prontos, Sion sendo um dos maiores projetos, mas que está em estágios iniciais, Kassadin e Rengar ambos tendo necessidades mais urgentes devido ao impacto que estão causando no jogo, e alguns reworks de pequeno impacto no jogo, mas que estão acompanhando VUs).
2. O Shaco é um personagem bem difícil de dar um bom rework. Seria bem mais fácil simplesmente tirarmos todos os seus elementos problemáticos e, nesse processo, remover muitos de seus truques e habilidades características, que fazem com que as pessoas realmente adorem jogar com ele. Encontrar o jeito correto de consertar seus problemas e ainda preservar muito de seu gameplay/identidade é muito difícil, isso envolve muitas analises, playtestes, e se não funcionar como esperávamos, temos que recomeçar tudo de novo.”
A partir disso, Xelnath falou um pouco mais sobre o Shaco.
"Neste caso, a pessoa que estava trabalhando no Shaco teve que dedicar seu tempo e energia a nos ajudar na entrega da pré-temporada. Percebi que as pessoas criam expectativas muito rapidamente quando mencionamos que estamos fazendo tal coisa – e isso é um efeito de não esclarecermos claramente o que estamos fazendo.
Para falar a verdade – Eu esperava entregar o Xerath em Agosto, já que comecei a trabalhar nele em Maio... mas como podemos ver, acabou atrasando mais 6 meses, por que coisas mais importantes surgiram e precisaram ser feitas e não pudemos programar um time para tentar terminar o Xerath. :)
Para falar a verdade – Eu esperava entregar o Xerath em Agosto, já que comecei a trabalhar nele em Maio... mas como podemos ver, acabou atrasando mais 6 meses, por que coisas mais importantes surgiram e precisaram ser feitas e não pudemos programar um time para tentar terminar o Xerath. :)
Basicamente, o que estou dizendo é que o rework do Shaco não está tão próximo de ser lançado, apesar de já ter sido discutido. Tivemos alguns progressos, e então paramos um pouco, olhamos a lista toda de campeões e resolvemos priorizar o que estava vindo para esse ano e o que era melhor para os campeões em geral.
Eu realmente quero reforçar o seguinte: reworks realmente significativos levam um bom tempo para serem feitos corretamente a menos que sejam pequenos updates.
O Shaco é um personagem legal. Queremos que personagens legais fiquem bem feitos. O Shaco tem alguns pontos muito problemáticos de se jogar contra. Então precisamos dedicar mais trabalho a ele, do que apenas pequenas mudanças.
Quando perguntado de porquê o rework do Rengar parecer estar sendo feito muito mais rapidamente do que o do Shaco, Xelnath respondeu:
"O caminho do Rengar era bem mais fácil de ser percorrido do que o do Shaco. Para o Rengar, nós queríamos limpar um pouco suas habilidades principais, fazer experimentações com o Colar de Ossos, remover algumas coisas, e experimentar algumas idéias para sua ultimate.
O Shaco requer mais ajustes. No pior dos casos, é frustrante jogar contra um, ele é um pesadelo para quem está nas lanes e um splitpusher impossível de ser pego, além das armadilhas que podem te matar sem dar uma chance de brigar com ele.
O burst do Rengar vs. o kit frustrante do Shaco ambos precisam de soluções, mas são soluções dramaticamente diferentes."
O burst do Rengar vs. o kit frustrante do Shaco ambos precisam de soluções, mas são soluções dramaticamente diferentes."
Fonte: SurrenderAt20
0 comentários:
Postar um comentário